terça-feira, 3 de abril de 2012

A IMPORTANCIA DO ELOGIO


mARCEL mORENO


Certa vez uma garota recebeu um elogio por conta do livro que estava lendo. O livro “A Revolução dos Bichos” é um clássico de George Orwell, o que coloca o elogio em um nível mais do que aceitável uma vez que é o que é: Maravilhoso. Mas o elogio que recebeu, não agradou a garota que respondeu um “Hum” muito mal educado e esquivo. Perplexo, o elogiador, fez questão de deixar bem claro que não estava com nenhuma intenção a não ser a de mostra-la que tinha bom gosto para leitura. Mesmo assim ficou se questionando o porque da tal resposta que junca imaginaria receber. Era quase obvio: A garota achou que ele queria algo mais do que, de repente, uma simples troca de possíveis informações ou apenas um agradecimento pelo elogio recebido, que seria facilmente agradecido com apenas um sorriso que finalizaria tudo.


Mas a grande questão é: O que a fez pensar que o elogiador estava “dando em cima dela”? A resposta é muito simples: estamos todos evoluindo para uma sociedade fria. Hoje um simples elogio significa quero sexo ou, ao menos, se aproveitar da situação. A sua auto estima e seu modo individual de viver, que é o espelho de toda a sociedade, a faz ficar distantes das relações humanas mais sinceras, quando não há a intenção de começar um relacionamento amoroso. É isso que queremos para nós no nosso futuro? Um individualismo egoísta que só faz pensar que todos são movidos pelo interesse e a possibilidade do sexo.

Não acho que todos pensem assim não. E não desisto. Não mudo. Na realidade aquele não sabe receber um elogio material ou físico, é alguém que é feio por dentro, e uma vez que ele sabe disso, não se considera digno de receber tal comentário. Assim é o humano. Quando bonito por fora, feio por dentro, por vezes feio por fora e detentor de uma beleza sem igual. Se um simples elogio hoje que a oportunidade de aproximar pessoas significa “fast sex” imagina como será no futuro quando estivermos agindo como robôs, sem a capacidade de sermos sensíveis a elogios ou a intenções alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário