quinta-feira, 28 de julho de 2011

ALUGA-SE UM CONTRATO SOCIAL

É agora EUA. Essa é a hora! A decisão está na mão do poder legislativo. Sim!!! Dos representantes do povo! Então agora é questão de tempo até que tudo se acerte. Mas o que? Não é assim tão fácil? Como assim? Claro! Eles são representantes do povo que representam seus próprios interesses. E por que desperdiçar uma oportunidade dessas. Agora é a hora de colocar a frente interesses partidários, próprios, aproveitar para fazer aquele lobby, tentar receber vantagens pessoais ... e claro, colocar em cheque o presidente da nação. Afinal, eles são mais iguais que outros, como já dizia nosso George Orwel. Mas e o povo? Quem? Eles são muitos. Na verdade nem sei direito quais são os seus interesses e onde estão. E se a economia não recuperar por conta disto? Bom ai é problema do presidente. Ele tem que tomar alguma atitude para resolver isso.
Essa é a realidade. A dívida publica dos EUA alcançando patamares elevadíssimos. Alem disto, emissões de bilhões de dólares são efetuados para tentar incentivar o crescimento da maior economia do mundo, sem se preocupar em prejudicar várias economias como Brasil e Japão. Mas o que eles podem fazer não é verdade? E enquanto eles brincam de deus soberano da economia, pessoas morrem de fome, gerações de jovens são deterioradas sem trabalho, perspectiva de futuro e possibilidades. E por conta destas atitudes, os mais ricos ficam ricos. Simples. Buscam investir dinheiro em países onde o retorno será maior. E que se dane a democracia. Democracia e dinheiro em jogo e em risco. Não foi assim com a estatização dos bancos privados dos EUA? Enquanto o banco tomava a casa das pessoas deixando-as na rua, o governo dava o dinheiro publico para salvar empresas e lucros de muitos banqueiros. Mas os bancos não são importantes? Sim claro. Mas o interesse maior vem do povo, mas em uma economia capitalista ferrenha não há pessoas e sim unidades. Sempre foi assim e, parece, que nunca mudará. Nunca vão entender como funciona o capitalismo e suas ideologias, por isso continuarão a sofrer com uma crise que eles mesmos criaram e acabarão por levar o globo com eles. Será? Porque o que uma hora era ruim, comunista, pobre, imundo e ultrapassado, hoje estão entre as maiores economias do mundo. Mas até quando?
São muitas as perguntas e poucas respostas. A sim, a resposta é lucro. Já há pesquisas que mostram que os lucros nunca foram menores desde o fim da 2ª guerra mundial. E o que se diz do comercio internacional? De tudo que foi estudado? O comercio internacional, hoje que consegue chegar perto do que era antes da 1ª guerra mundial. Qual o atual contrato social? Qual contrato? Verdade!!! Ninguém é perfeito. É aquele que você assinou transferindo seu poder de decisão a um órgão maior. Decisão está que outrora previa a segurança do privado e direito a propriedade. Mas e agora? Qual será o contrato social da população atual? Quais seus interesses? Está na hora de mostrarmos o que realmente queremos. O porquê que os elegemos. Mas não adianta esperar que eles escrevam o contrato e nós o assinemos nem ao menos ler o que está escrito. O povo deve escrever o contrato e exigir que se cumpram as clausulas. Outra possibilidade seria o retorno a barbárie. Assim a confecção de um novo contrato seria mais do que necessário, seria uma forma de estabilizar a situação do povo e dar ao povo o que é do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário