segunda-feira, 5 de março de 2012

A NORMALIDADE DA LOUCURA – A LOUCURA NA ERA DO CAPITALISMO




                  Arthus queria ser louco. Isso mesmo! Louco. Ele não sabia qual era o verdadeiro significado da palavra louco, mas sabia que o louco não era o normal. Louco não era aquele que tinha que acordar todo dia um punhado horas antes de entrar no trabalho para não chegar atrasado; louco não era aquele que tinha que vendar a janta para comer no almoço; Louco não é assalariado; Louco não fica se matando no trânsito; Louco não é aquele que não tem compaixão pelo próximo; Louco não é aquele que é louco por dinheiro; Que loucura este mundo! Pensava, mas desta loucura não pactuava.

                O louco que Arthus queria ser era o louco ao extremo. Sabia dos riscos que corria, mas louco seria a saída para tudo. Sabia que muitos dos loucos que queria ser, outrora foram exilados, mortos, massacrados pelos anos 60, 70, 80; Outros muitos acabaram curados sentados em suas poltronas, hipnotizados pela caixa falante e contando o vil metal como já dizia Elis Regina. Muitos loucos foram acusados de Comunistas. Outros loucos pelo mundo afora se aprofundam nas artes visuais, na música, nas pinturas, .... Louco que é louco de verdade não se cura, fica mais doente ... e padece de vontade, mas não desiste. Já dizia os velho Sábios como Sócrates que a única verdade é que não sabemos nada e ponto.

                Queria ser louco destes que pesquisam, que ensinam, que olham a sua frente, a frente da realidade, dos anos, do seu tempo, das mentes ditas normais. Queria a loucura do amor, mas não a obsessão pela imagem e a carência da metade que o completa. Sempre se perguntava: Até que ponto sei que minha loucura não me tira a sanidade? Que sanidade? A sanidade da mente louca, ou a sanidade da vida cômoda? Ao contrário do que muitos pensavam, Arthus mesmo perdido na sua loucura, se achava completamente sábio para dizer o que não queria. E não queria ser normal.

                Arthus queria era arrastar todas para sua loucura. Queria se reunir em classes de loucos sedentos pela igualdade. Mas louco que era não via que os outros já não se reconheciam como uma classe. Não! O capitalismo alem de egoístas, os fez pensarem que são os maiorais dentre todos os maiorais. O poder de poder escolher e consumir exageradamente creditava-os uma força que os fazia cegos. Cego pelo dinheiro já não se viam como uma unidade de um todo. Seria o todo girando em volta deles. A loucura já não tem espaço, assim como não espaço para o amor, para a fraternidade, para a solidariedade, nem ... por nós mesmo, porque nos destruímos a cada dia, e a nós mesmos, a ao nosso planeta, e a nossa vida inteligente, porque se fazendo assim tornamo-nos desprovidos da maior riqueza que um animal pode ter.

                Sabia que não mais podia voltar para a caverna e tão pouco poderia contar a ninguém. Ideias sempre causam mal estares porque tiram as pessoas da situação cômoda e inerte, para colocar suas mentes em movimento e fazê-las refletir. E refletir dói. E refletir muda. E refletir faz sair. É no “pera ai e se” que tudo se perde para nos acharmos diferente, mais loucos menos normais, mais marginais, mais lúcidos talvez. Como se surtasse no apogeu da sua loucura, Arthus achou então que como homem e ser pensante polegar opositor e telencéfalo altamente desenvolvido não era louco, era normal, e louco seriam os que caminham como um rebanho de ovelhas, como zumbis. Coitado de Arthus. Estava em fase terminal de sua loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário